top of page

Curiosidades

Sempre que saborear um bolo ou tarte de morangos, está a desfrutar da doçura do estireno. Embora seja produzido comercialmente para centenas de usos importantes, o estireno ocorre naturalmente em alguns alimentos, tais como morangos, canela, carne, grãos de café e nozes. Também é encontrado em outros alimentos e bebidas, incluindo queijo, vinho e cerveja.

Vários produtos à base de estireno podem ser encontrados em casa, desde brinquedos LEGO, tapetes, frigoríficos, banheiras e bicicletas.

Embalagens de espuma de poliestireno são usadas em vários alimentos, como em carnes, aves e frutos do mar, para os proteger de bactérias potencialmente prejudiciais.

Materiais à base de estireno aumentam a segurança dos automóveis; são também usados para construir componentes de pontes, aumentando a sua durabilidade.

O estireno é muitas vezes confundido com espuma de poliestireno (esferovite), mas na verdade este é o monómero a partir do qual é derivado o poliestireno. O estireno é um líquido, enquanto o poliestireno é um sólido.

Please reload

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano lectivo 2014/2015 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião do Laboratório de Toxicologia da FFUP

Declaração de integridade

Os autores deste trabalho, Ana Rita Duarte Rodrigues, nº 201102469, e Diana Luísa de Lamares Martins Barbosa, nº 201107493, estudantes do MICF da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, declaramos ter atuado com absoluta integridade na elaboração desta monografia. Nesse sentido, confirmamos que NÃO incorremos em plágio (ato pelo qual um indivíduo, mesmo por omissão, assume a autoria de um determinado trabalho intelectual ou partes dele). Mais declaramos que todas as frases que retiramos de trabalhos anteriores pertencentes a outros autores foram referenciadas ou redigidas com novas palavras, tendo neste caso colocado a citação da fonte bibliográfica.

 

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, 29 de Maio de 2015

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Portugal
Rua de Jorge Viterbo Ferreira n.º 228, 4050-313 PORTO

bottom of page